fbpx
Curtas com fotografias em cena

Curtas com fotografias em cena

O cinema é filho da fotografia, não existe movimento sem uma fotografia atrás da outra. E quando ela faz parte da dramaturgia do filme? Nesta sessão escolhi alguns curtas que têm a fotografia como objeto narrativo, cada um deles faz uso da imagem impressa (ou não) no papel para contar suas histórias. De diferetes formas as fotografias continuam movendo mundos, vidas, cidades, fantasias, e saudade.

Camila Tarifa, curadora

A câmera de João

João é um garoto que está descobrindo as emoções da fotografia através da relação com o avô, um fotógrafo saudosista que coleciona registros da cidade. Uma caixa de memórias foi aberta, passado e presente passam diante dos olhos de João. A fotografia atravessa gerações e perpetua a história.

Classificação Indicativa: Livre Duração: 21 minutos

Eu, minha mãe e Wallace

A história de uma fotografia: uma mãe solteira, um pai ausente e uma criança.

Classificação Indicativa: 10 anos Duração: 22 minutos

praça walt disney

PRAÇA WALT DISNEY é um documentário reflexivo sobre uma praça, um bairro, uma cidade, um país. Uma “quase música” sobre uma cultura de ocupação urbana que reflete à sociedade brasileira e mundial. O documentário envereda por uma visão subjetiva, não disciplinada, da realidade de um bairro, de um mundo. PRAÇA WALT DISNEY privilegia a acuidade sensorial que o audiovisual propicia para a percepção/construção de uma realidade que se passa à nossa frente, que muitas vezes não é percebida.

Classificação Indicativa: Livre Duração: 21 minutos

Guaxuma

Eu e a Tayra crescemos juntas na praia de Guaxuma. A gente era inseparável. O sopro do mar me traz boas lembranças.

Classificação Indicativa: 10 anos Duração: 14 minutos

Cordilheira de Amora II

Uma índia Guarani Kaiowá, Cariane Martines de 9 anos, transforma seu quintal num experimento do mundo. Ela cria histórias e personagens que alargam sua solidão em brincadeiras, sonhos e projetos. ``Cordilheira de Amora II`` é um documentário espontâneo, filmado com celular na Aldeia Amambai, no Mato Grosso do Sul, fronteira do Brasil com o Paraguai.

Classificação Indicativa: Livre Duração: 12 minutos

  • É roteirista, diretora de arte e diretora. Co-roteirizou o telefilme "Circo é...circo" para o SescTV. Trabalhou na equipe de arte de diversos longas e séries, entre eles "Feras" (2019) e "As melhores coisas do mundo" (2009). Foi diretora de arte de vários curtas-metragens, com destaque para "Portugal Pequeno" (2020), de Victor Quintanilha, e "azul vazante" (2018), de Julia Alquéres. Dirigiu e roteirizou o curta-metragem premiado MENINA SETA. Atuou também como curadora de roteiros no Festival Cabíria e no FRAPA (Festival de Roteiro Audiovisual de Porto Alegre); foi produtora e curadora do Cinefest Gato Preto entre 2015 e 2019. É professora de roteiro do Instituto de Cinema desde 2015; foi oficineira da 24ª Mostra de Tiradentes 2021. Graduada em cinema pela FAAP (Fundação Armando Alvares Penteado), é mestre em roteiro audiovisual pela EICTV (Escuela Internacional de Cine y Televisión em Cuba).

    Faça sua busca por aqui

    Pressione enter para realizar a busca ou ESC para sair

    Ao fazer seu login, você concorda com nossos termos e condições e nossa política de  privacidade.

    Ao criar sua conta no Curtaflix, você concorda com nossos termos e condições e nossa política de  privacidade.

    Todos os direitos Reservados 2021. Curtaflix