fbpx
Curtas com olhares de mulheres sobre relacionamentos e descobertas

Curtas com olhares de mulheres sobre relacionamentos e descobertas

Sou nascida em Campinas e aqui desenvolvo meu trabalho em audiovisual. Como diretora da Mostra Curta Audiovisual, sempre me interessou o recorte da produção regional - na programação, as sessões "Curta Campinas" criam um espaço de troca entre os realizadores locais. Nesta sessão do Curtaflix, trago filmes da minha localidade dirigidos por mulheres ou com equipes em que elas são maioria. São filmes com temáticas diferentes, que trazem reflexões existenciais sobre diferentes relacionamentos. Produções de Campinas para serem vistas em qualquer lugar, apreciando desde a narrativa até o cuidado com a visualidade, que se faz presente nestes filmes. A sessão é bem diversa, abrangendo ficções, documentários e um filme experimental, alguns deles premiados em festivais. São escolhas que trazem um recorte das relações, sejam elas afetivas, familiares, relações de posse, de transformação ou de perda.

Mariana Maurer, curadora

ALICE

``Alice`` é um retrato vivo de um casamento pós-moderno e suas complicações cotidianas. A história gira em torno da relação entre Paola e seu marido Antônio, que após o nascimento da filha Alice, Paola percebe que a relação se tornou cômoda. A razão disso será revelada em uma verdade irreparável que ela descobre sobre seu marido.``

Classificação indicativa: 16 anos Duração: 15 minutos

UM BEIJO PARA SOFIA

Sofia é uma criança soropositivo, que com ajuda de sua mãe e o apoio de seu melhor amigo Davi, precisará enfrentar problemas nunca confrontados em sua infância. Entre medicações e unicórnios ela descobrirá uma amizade transformadora.

Classificação indicativa: Livre Duração: 16 minutos

O LAR QUE NOS HABITA

``O lar que nos habita traz a realidade de quatro moradores em situação de rua a partir dos objetos que compõem o ambiente em que vivem. Vistos em outro contexto, tais objetos apontam para o que ainda há de “lar” na vida de Aloísio, Marlon, Lenice e Alex, cidadãos invisíveis à sociedade, mas que expõe a busca por humanização expressa em suas casas improvisadas, em meio às adversidades de uma grande cidade. Com texto inédito do poeta Tarso de Melo, nome de destaque da nova geração de escritores paulistanos, O lar que nos habita traz uma narrativa extremamente urbana, ao mesmo tempo crua e sensível, no qual os objetos simbolizam um dos mais graves problemas da atualidade, o da moradia, num contexto em que o ser humano é objeto descartável, na maioria das vezes invisível. Texto: Tarso de Melo (poema Íntimo desabrigo)``

Classificação indicativa: 10 anos Duração: 12 minutos

Recorrências

Recorrências é um curta-metragem surrealista. Laura e Vitor se reúnem para jantar. No entanto, à medida em que a noite avança, o diálogo entre eles torna-se tão intragável quanto a própria refeição e, mesmo que tentem, eles são incapazes de finalizar qualquer um dos dois.

Classificação indicativa: 10 anos Duração: 5 minutos

O orgasmo está entre as orelhas

A sexualidade durante e após o tratamento de câncer. Do cabelo que cai a atração que os maridos sentem por aquela mulher careca. Um relato sobre mim e o outro. Como o outro me vê depende do que? E eu? Me vejo, me invento ou me repito?

Classificação indicativa: 12 anos Duração: 13 minutos

ENTULHO

``Gustavo é um acumulador compulsivo que recebe um aviso de despejo da Vigilância Sanitária caso não elimine de sua casa os escombros deixados pelo passado.

Classificação indicativa: Livre Duração: 17 minutos

  • Produtora cultural, curadora, arte-educadora, diretora de arte; diretora da Mostra Curta Audiovisual, da qual é também idealizadora. Arte-educadora em projetos audiovisuais para crianças e jovens, como LabCine. Trabalha como diretora de arte em filmes publicitários, videoclipes e institucionais. Foi diretora de arte de curtas-metragens como "Ocupa" e "Invisível" e produziu vários, entre eles "Aluga-se" e "Ao redor da mesa". Foi curadora em diversos projetos, como Mostra Regional AVER. Produziu exposições de artes visuais, integrou a exposição Linhas de Histórias, entre outras. Produziu duas edições do Festival de Cinema Super8 de Campinas e idealizou a Mostra Independente de Audiovisual da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas). Graduou-se em Ciências Sociais pela Unicamp e tem especialização em Processos de Criação e Produção em Cinema e TV pela Fundação Getúlio Vargas.

    Faça sua busca por aqui

    Pressione enter para realizar a busca ou ESC para sair

    Ao fazer seu login, você concorda com nossos termos e condições e nossa política de  privacidade.

    Ao criar sua conta no Curtaflix, você concorda com nossos termos e condições e nossa política de  privacidade.

    Todos os direitos Reservados 2021. Curtaflix