fbpx
Curtas de animação para salvar o planeta

Curtas de animação para salvar o planeta

A sessão apresenta filmes de animação que tratam de temas ambientais. São desenhos animados realizados por brancos e indígenas. Obras que tratam da importância da água e da reciclagem.

Maurício Squarisi, curador

Um novo começo

são jorge e seu inseparável amigo dragão ensinam reciclagem de papel.

Classificação indicativa: Livre Duração: 5 minutos

Kamenã

Filme realizado em oficina com indígenas de diversas etnias no Posto Indígena Diauarum, no Parque Indígena do Xingu-MT durante encontro entre médicos da Escola Paulista de Medicina e pajés indígenas. O desenho animado pretende refletir esse encontro para troca de conhecimentos e culturas.

Classificação indicativa: Livre Duração: 5 minutos

Wirandé

a interferência da sociedade branca na cultura indígena e a tentativa desta de recuperar-se. filme coletivo realizado em oficina em campinas com o índio baré denivaldo cruz e outros 7 adolescentes de campinas.

Classificação indicativa: Livre Duração: 4 minutos

Çuikíri

o natal sob o ponto de vista dos habitantes da floresta

Classificação indicativa: Livre Duração: 7 minutos

A gota borralheira

a trajetória de uma gota d’água desde as nascentes até os esgotos.

Classificação indicativa: Livre Duração: 7 minutos

O Fim da Fila

Baseada em um premiado livro de imagem, a animação nos apresenta vários animais brasileiros em fila, dia após dia. Conforme passa o tempo, surgem novos motivos para que os animais sigam em frente, sempre enfileirados – entre eles, a presença de um personagem do folclore nacional. Afinal, o que é que tem no fim da fila? A linguagem gráfica evoca a arte indígena brasileira.

Classificação indicativa: Livre Duração: 2 minutos

Iemanjá Yemoja A criação das ondas

ANIMAFRO celebra a cultura afro-brasileira ao encenar por meio da técnica de animação quadro a quadro (stop motion) mitos afro-brasileiros. “A criação das ondas” conta sobre Iemanjá, a Rainha do Mar, que recebe de Olodumare, o criador do Universo, o poder de devolver à terra as sujeiras jogadas pelos homens na água.

Classificação indicativa: Livre Duração: 9 minutos

A SAGA DA ASA BRANCA

``A Saga da Asa Branca (1979) dirigido por Lula Gonzaga. O filme com duração de 7 min é a primeira animação feita em 35 mm no Estado e um dos 100 principais curtas de animação do país segundo a ABRACCINE. Asa branca é um pássaro de arribação que voa do sertão quando percebe que a seca vai chegar. O filme é um “semidocumentário” em desenho animado, que retrata o pássaro e o sertanejo com sua mulher, Bernardino e Rosa, partindo da sua terra com a chegada da estiagem. Com texto e narração de Humberto Teixeira, compositor da música Asa Branca, foi este o único trabalho de Humberto no cinema e também seu último trabalho. Na trilha sonora, o arranjo sinfônico do maestro Guerra Peixe.``

Classificação indicativa: Livre Duração: 7 minutos

Escalada

Em uma ilha em forma de cubo, vizinhos competem para construir a torre mais alta.

Classificação indicativa: Livre Duração: 1 minuto

Caixa

Personagens que vivem em compartimentos diferentes dentro da mesma caixa vão descobrir que estão mais próximos do que imaginam.

Classificação indicativa: Livre Duração: 1 minuto

  • Cineasta, desenhista, animador e professor em oficinas de animação; co-diretor do Núcleo de Cinema de Animação de Campinas. Realizou "Café – um dedo de prosa", longa-metragem de animação e 19 curtas-metragens autorais, além de 211 curtas produzidos em oficinas em diversas regiões do Brasil e no exterior. Dirigiu alguns documentários e fez algumas animações para outros filmes, além de curadorias e participações em comissões de jurados.

    Faça sua busca por aqui

    Pressione enter para realizar a busca ou ESC para sair

    Ao fazer seu login, você concorda com nossos termos e condições e nossa política de  privacidade.

    Ao criar sua conta no Curtaflix, você concorda com nossos termos e condições e nossa política de  privacidade.

    Todos os direitos Reservados 2021. Curtaflix