fbpx
Curtas de diálogos e encontros

Curtas de diálogos e encontros

Os filmes desta sessão se desenvolvem a partir de relações familiares e de amizade. A partir das conversas com sua mãe e de imagens de um mural de fotografias, a diretora Tila Chitunda reflete sobre as relações entre África e Brasil ao compreender a história de sua própria família em "Fotográfrica", de 2016. Em "Teko Haxy – Ser Imperfeita", de 2018, assistimos ao encontro íntimo entre duas mulheres que se filmam, as cineastas Patrícia Ferreira Pará Yxapy e Sophia Pinheiro. Com abordagem experimental, o filme documenta a relação de duas artistas, uma cineasta indígena e uma artista visual e antropóloga não-indígena.

Lívia Perez, curadora

FotogrÁfrica

Por meio de um mural de fotografias, Tila Chitunda recria a trajetória de sua família que precisa deixar Angola e se refugiar em Olinda no final da década de 1970 por causa de uma guerra civil. Dividida entre as memórias da família e as manifestações de origem africana que ela encontra em Pernambuco, sua terra natal, a diretora única filha brasileira desta família, vai em busca de suas raízes.

Classificação indicativa: Livre Duração: 25 minutos

Teko Haxy - Ser Imperfeita

Um encontro íntimo entre duas mulheres que se filmam. O documentário experimental é a relação de duas artistas, uma cineasta indígena e uma artista visual e antropóloga não-indígena. Diante da consciência da imperfeição do ser, entram em conflitos e se criam material e espiritualmente. Nesse processo, se descobrem iguais e diferentes na justeza de suas imagens.

Classificação indicativa: Livre Duração: 40 minutos

  • É cineasta, produtora, pesquisadora e curadora. Dirigiu "Lampião da Esquina" (2016) e "Quem Matou Eloá" (2015), produziu "Uma Paciência Selvagem me Trouxe Até Aqui" (2021), dirigido por Érica Sarmet, e "Carne" (2019), dirigido por Camila Kater, exibidos e premiados em diversos festivais, como Festival Internacional de Cinema de Locarno, TIFF (Festival Internacional de Cinema de Toronto), IDFA (Festival Internacional de Documentários de Amsterdã), É Tudo Verdade - Festival Internacional de Documentários, Mix Brasil de Cultura da Diversidade, DOK Leipzig (Festival Internacional de Documentário e Animação de Leipzig), Hot Docs (Festival Internacional de Documentários do Canadá) e Festival de Havana. É doutoranda em Meios e Processos Audiovisuais na ECA-USP (Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo) e em 2020 foi pesquisadora visitante na Universidade da Califórnia, em Santa Cruz.

    Faça sua busca por aqui

    Pressione enter para realizar a busca ou ESC para sair

    Ao fazer seu login, você concorda com nossos termos e condições e nossa política de  privacidade.

    Ao criar sua conta no Curtaflix, você concorda com nossos termos e condições e nossa política de  privacidade.

    Todos os direitos Reservados 2021. Curtaflix