fbpx
Curtas e diversidade socioambiental brasileira

Curtas e diversidade socioambiental brasileira

Um país diverso está presente neste conjunto de filmes curtos, transitando pelo Vale do Jequitinhonha (MG) e pela Ilha de Deus (Recife). O programa tem início com um marco do cinema ambiental brasileiro: “Ecologia”. Dirigida por Leon Hirzman, um dos cineastas expoentes do movimento do Cinema Novo, a obra é um dos primeiros títulos a discutir essas questões em nosso país. Por sua vez, “Por Trás da Cortina Verde” mostra a dura realidade enfrentada por comunidades camponesas diante da degradação socioambiental provocada pela implantação da monocultura do eucalipto. Já “Carne e Casca” se passa no leito do Rio Capibaribe, um dos mais poluídos do Brasil, e aborda a pesca de sururu e a luta pela sobrevivência.

Francisco Cesar Filho, curador

Ecologia

Documentário realizado no início da década de 70, Ecologia denuncia os efeitos nefastos do crescimento industrial descontrolado sobre o meio ambiente e é considerado o primeiro filme nacional a tratar do tema. O filme foi realizado para o Instituto Nacional de Cinema, com fins didáticos, mas o tratamento dado ao tema vai além de uma apresentação sucinta sobre as cadeias naturais e os elementos que as ameaçam. Assume um caráter de denúncia contra a exploração desenfreada dos recursos naturais e exige a alteração dos padrões de comportamento para evitar que o mundo físico, doente, venha a perecer.

Classificação Indicativa: 14 anos Duração: 10 minutos

Por Trás da Cortina Verde

O documentário ``POR TRÁS DA CORTINA VERDE`` apresenta a dura realidade enfrentada pelas comunidades camponesas da região do Alto Vale do Jequitinhonha - Nordeste de Minas Gerais - Brasil, diante da degradação socioambiental provocada pela implantação da monocultura do eucalipto desde a década de 1970. Este é um pequeno recorte narrado por sujeitos do próprio lugar em sintonia com diversos estudos científicos realizados sobre o caso. Veja o que há por detrás das maquiagens efêmeras do verde monótono e vazio de vida, reproduzido em busca do lucro e do poder!

Classificação Indicativa: 12 anos Duração: 22 minutos

Carne e Casca

Nas entranhas do manguezal recifense, existe a Ilha de Deus. Nela, resiste José Joaquim Francisco Filho, também conhecido como ``Mosquito``, o mais antigo pescador de sururu em atividade na região. No leito do Rio Capibaribe, um dos mais poluídos do Brasil, Mosquito luta pela sobrevivência e pelo futuro de seus netos.

Classificação Indicativa: Livre Duração: 16 minutos

Fantasia de Índio

Desde criança, ouvia minha mãe falar da minha ascendência indígena. Há duas décadas atrás meu tio materno foi ao encontro dos xukurus à procura de rastros desse passado, resolvi dar continuidade a essa busca

Classificação Indicativa: Livre Duração: 18 minutos
Filme não está mais disponível, ficou apenas durante o período do festival

  • Cineasta, curador e diretor de televisão. É diretor e curador do Festival de Cinema Latino-Americano de São Paulo. Como curador, atua em vários festivais, entre eles a Mostra Ecofalante de Cinema. Foi diretor-adjunto do É Tudo Verdade – Festival Internacional de Documentários e diretor associado do Festival Internacional de Curtas-Metragens de São Paulo. Dirigiu os longas-metragens “Augustas” e “Futuro do Pretérito – Tropicalismo Now!” (este com Ninho Moraes), além de documentários como “Rota ABC”, eleito melhor curta-metragem no Festival de Brasília. Foi homenageado pelo Festival de Cingapura, em 1993, e pelo festival Goiânia Mostra Curtas, em 2011. Dirigiu séries e programas de TV e foi apresentador da sessão semanal “Arte 1 Documenta”, do canal Arte 1. Graduou-se em Cinema e Filosofia pela USP-SP (Universidade de São Paulo).

    Faça sua busca por aqui

    Pressione enter para realizar a busca ou ESC para sair

    Ao fazer seu login, você concorda com nossos termos e condições e nossa política de  privacidade.

    Ao criar sua conta no Curtaflix, você concorda com nossos termos e condições e nossa política de  privacidade.

    Todos os direitos Reservados 2021. Curtaflix