fbpx
Curtas e meio ambiente urbano

Curtas e meio ambiente urbano

As questões socioambientais incluem o meio ambiente urbano e sua gama de problemas e debates. Estas quatro produções permitem diferentes visões de nossas cidades. “Capivara!” trata de uma surpreendente aparição de um exemplar deste mamífero roedor em plena cidade do Rio de Janeiro - será verdade, ou mais uma lenda urbana? Já "Nanã" aborda a relação do povo pernambucano com sua terra e com a cultura afro, tendo como foco pessoas afetadas pela implantação de um complexo industrial portuário. "As Cotias do Campo de Santana” acompanha um dia na vida no Campo de Santana, parque situado no coração da cidade do Rio de Janeiro, com seus personagens reais e fantásticos. Finalmente "Abgail" focaliza a história de Abigail Lopes, que conecta indigenismo e candomblé ao seu cotidiano, em uma casa labiríntica na periferia do Rio de Janeiro.

Francisco Cesar Filho, curador

Capivara!

Uma capivara surge no meio da cidade do Rio de Janeiro.

Classificação Indicativa: Livre Duração: 6 minutos

Nanã

``````Uns escutam raizes, outros sussurram, a terra se abre em gretas, grita. Nanã reimagina o cotidiano no território em trânsito de Suape em Pernambuco, conectando as forças sutis e violentas que o atravessam. Articulando a denúncia de ações mundanas com um anúncio de um mundo por vir o filme de imagens-sons re-encanta o mundo ao recriá-lo.```` Ж``

Classificação Indicativa: Livre Duração: 25 minutos

As Cotias do Campo de Santana

Inspirado no quadrinho japonês ``Preto, Branco`` de Taiyo Matsumoto, o filme ``As cotias do Campo de Santana`` aborda um dia na vida deste parque situado bem no coração da cidade do Rio de Janeiro, com seus personagens reais, fantásticos. Os protagonistas são duas crianças (Preto, Branco) moradoras do Campo, dois animais que se perdem em meio à fauna urbana, duas cotias que travam uma batalha contra tudo em favor da sobrevivência diária, da violência banal, da crueldade da cidade, da magia da vida.

Classificação Indicativa: 12 anos Duração: 16 minutos

Abigail

``Abigail une os pontos de um mapa humano que conecta indigenismo e candomblé. O avesso do inverso, uma casa aberta de memórias quase extintas. Abigail connects the dots of a human map that links the indigenous Amazon cultures to Afro-Brazilian religions. The reverse of the inverse, a house of nearly extinct memories.``

Classificação Indicativa: Livre Duração: 17 minutos

  • Cineasta, curador e diretor de televisão. É diretor e curador do Festival de Cinema Latino-Americano de São Paulo. Como curador, atua em vários festivais, entre eles a Mostra Ecofalante de Cinema. Foi diretor-adjunto do É Tudo Verdade – Festival Internacional de Documentários e diretor associado do Festival Internacional de Curtas-Metragens de São Paulo. Dirigiu os longas-metragens “Augustas” e “Futuro do Pretérito – Tropicalismo Now!” (este com Ninho Moraes), além de documentários como “Rota ABC”, eleito melhor curta-metragem no Festival de Brasília. Foi homenageado pelo Festival de Cingapura, em 1993, e pelo festival Goiânia Mostra Curtas, em 2011. Dirigiu séries e programas de TV e foi apresentador da sessão semanal “Arte 1 Documenta”, do canal Arte 1. Graduou-se em Cinema e Filosofia pela USP-SP (Universidade de São Paulo).

    Faça sua busca por aqui

    Pressione enter para realizar a busca ou ESC para sair

    Ao fazer seu login, você concorda com nossos termos e condições e nossa política de  privacidade.

    Ao criar sua conta no Curtaflix, você concorda com nossos termos e condições e nossa política de  privacidade.

    Todos os direitos Reservados 2021. Curtaflix