fbpx
Curtas entre imaginação e mundo real para crianças

Curtas entre imaginação e mundo real para crianças

Nesta sessão a imaginação das crianças é confrontada pelo mundo real. Todas as pessoas adultas já foram criança um dia e algumas também são pais, avós, tios, tias, professores. Sabemos que sem a imaginação não seríamos capazes de lidar com o desconhecido, ou mesmo de imaginar soluções para problemas inesperados. A capacidade imaginativa está relacionada à capacidade criativa, imaginar faz parte de criar. Sem imaginação seríamos incapazes de inovar, de nos adaptarmos. Neste mundo em constante mudança, acelerada pela pandemia, imaginar novos mundos possíveis se tornou algo ainda mais importante. Escolhi filmes com diferentes temáticas, que promovem a imaginação, a criatividade e o pensamento lúdico. Os filmes transitam por assuntos delicados como racismo, separação dos pais, família, medos, abandono e até morte, de uma forma delicada que encanta crianças e adultos.

Mariana Maurer, curadora

O MELHOR SOM DO MUNDO

Vinicius não coleciona figurinhas, nem carrinhos, nem gibis. Ele coleciona sons. Mas será possível encontrar o melhor som do mundo?

Classificação indicativa: Livre Duração: 13 minutos

Lily's Hair

Lily é uma garota negra que não gosta de seus cabelos. Com a ajuda de Caio, seu amigo cadeirante, tenta ter os cabelos do jeito que sempre sonhou.

Classificação indicativa: Livre Duração: 14 minutos

FANTASMO

Às vezes, quando a gente é criança, acordamos e tem um fantasma no nosso quarto. Isso aconteceu com o pequeno Joaquim.

Classificação indicativa: Livre Duração: 13 minutos

A visita

Matheus vive com seu tio Theo, a quem chama de pai. Seu pai biológico foi morar no exterior quando ele era muito pequeno, então ele sequer tem lembranças dele. Hoje, Matheus finalmente receberá a visita de seu verdadeiro pai, o que lhe trará alguns questionamentos e uma surpresa.

Classificação indicativa: Livre Duração: 8 minutos

Nham-Nham: A Criatura

Lucas é um garoto de 9 anos que se muda de cidade com sua mãe após a separação de seus pais. Sem muitos amigos na nova cidade, logo ele conhece alguém que o ajuda a esquecer seus problemas. O que Lucas não contava é que esquecer nem sempre é a melhor maneira de lidar com os problemas.

Classificação indicativa: Livre Duração: 13 minutos

Lé com Cré

Dinheiro, medo e coisas de menino & menina contados por algumas crianças de um jeito fofo e esquisito.

Classificação indicativa: Livre Duração: 5 minutos

  • Produtora cultural, curadora, arte-educadora, diretora de arte; diretora da Mostra Curta Audiovisual, da qual é também idealizadora. Arte-educadora em projetos audiovisuais para crianças e jovens, como LabCine. Trabalha como diretora de arte em filmes publicitários, videoclipes e institucionais. Foi diretora de arte de curtas-metragens como "Ocupa" e "Invisível" e produziu vários, entre eles "Aluga-se" e "Ao redor da mesa". Foi curadora em diversos projetos, como Mostra Regional AVER. Produziu exposições de artes visuais, integrou a exposição Linhas de Histórias, entre outras. Produziu duas edições do Festival de Cinema Super8 de Campinas e idealizou a Mostra Independente de Audiovisual da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas). Graduou-se em Ciências Sociais pela Unicamp e tem especialização em Processos de Criação e Produção em Cinema e TV pela Fundação Getúlio Vargas.

    Faça sua busca por aqui

    Pressione enter para realizar a busca ou ESC para sair

    Ao fazer seu login, você concorda com nossos termos e condições e nossa política de  privacidade.

    Ao criar sua conta no Curtaflix, você concorda com nossos termos e condições e nossa política de  privacidade.

    Todos os direitos Reservados 2021. Curtaflix