fbpx
Curtas inesquecíveis realizados por pessoas negras

Curtas inesquecíveis realizados por pessoas negras

A sessão Curtas inesquecíveis realizados por pessoas negras é um encontro de filmes que você não vai se esquecer tão cedo. Seja pela abordagem do tema, seja pela brilhante atuação do elenco, seja pela primorosa direção ou mesmo pelo recorte temporal, caso de "República", filme de Grace Passô, que se passa durante a quarentena. Ou seja, motivos não faltarão para que estes filmes acompanhem você por muito tempo. Uma resposta ao inesquecível - os quatro filmes programados nesta sessão são dirigidos e idealizados por pessoas negras, mulheres e homens que preparam estas histórias para vocês:

  • RECEITA DE CARANGUEJO - Issis Valenzuela
  • BR3 - Bruno Ribeiro
  • REPÚBLICA - Grace Passô
  • FARTURA - Yasmin Tayná

Ana Flavia Cavalcanti, curadora

Receita de Caranguejo

Após a morte do pai, Lari e sua mãe vão passar alguns dias na praia. Elas resolvem cozinhar caranguejos. E os bichos, aos poucos, transformam-se em seres luminosos.

Classificação Indicativa: 12 anos Duração: 20 minutos
Filme não está mais disponível, ficou apenas durante o período do festival

BR3

Kastelany chega na casa de Luciana. Mia se prepara para sair à noite com suas amigas. Dandara transa com Johi pela primeira vez.

Classificação Indicativa: 14 anos Duração: 22 minutos

REPÚBLICA

Brasil, 2020. A pandemia evidencia a dimensão da necropolítica que opera no país e a sociedade vive uma crise ética em meio a um governo que é a exata expressão do poder colonialista. República é um curta metragem realizado em casa, com estrutura caseira, durante o início da quarentena de 2020, no centro da cidade de São Paulo.

Classificação Indicativa: 14 anos Duração: 15 minutos
Filme não está mais disponível, ficou apenas durante o período do festival

FARTURA

A partir da observação de imagens domésticas feitas por famílias negras de periferias e favelas cariocas, o filme investiga as relações entre encontros familiares e a comida como elemento simbólico que não só alimenta um corpo, mas também é capaz de calibrar afetos e simbolizar rituais de vida e morte. Um filme-ensaio sobre memórias marcadas pelo preparo e o oferecimento de comidas como um conjunto simbólico dos modos que as famílias presentes no filme encaram a vida e revelam suas relações.

Classificação Indicativa: 16 anos Duração: 26 minutos
Filme não está mais disponível, ficou apenas durante o período do festival

  • Atriz, performer, roteirista e diretora. Atualmente integra o elenco da série Sob Pressão, dirigida por Andrucha Waddington, e da novela Amor de Mãe, escrita por Manuela Dias e dirigida por José Villamarim, na qual faz o papel de Miriam. Como realizadora dirigiu o filme "RÃ", que ganhou o prêmio de melhor curta-metragem no 52º Festival de Brasília e fez sua estreia mundial na 71ª BERLINAL (Festival Internacional de Cinema de Berlim). São de sua autoria também as performances "A Babá Quer Passear", em que a performer aguarda por um passeio dentro de um carrinho de bebê gigante e cor de rosa, e "SERVIÇAL", na qual a população negra presente é convidada por Ana Flavia a narrar suas experiências de trabalho ao longo da vida ou a contar o que quiser. Formou-se em Artes Cênicas pelo Centro de Preparação Teatral dirigido por Antunes Filho. Em Paris participou de estágios no Théâtre du Soleil e na École Lecoq (Escola Internacional de Teatro Jacques Lecoq).

    Faça sua busca por aqui

    Pressione enter para realizar a busca ou ESC para sair

    Ao fazer seu login, você concorda com nossos termos e condições e nossa política de  privacidade.

    Ao criar sua conta no Curtaflix, você concorda com nossos termos e condições e nossa política de  privacidade.

    Todos os direitos Reservados 2021. Curtaflix