fbpx
Curtas para compreender outros imaginários

Curtas para compreender outros imaginários

O cineasta Eduardo Coutinho possuía um método de entrevista em que um dos pontos essenciais era a sua disposição em estar o mais vazio possível de ideologias, e do próprio passado, para tenta compreender o imaginário da pessoa entrevistada, sem aderir a ele. A sessão Curtas para compreender outros imaginários apresenta filmes que têm como ponto de partida esse pensamento de Eduardo Coutinho e desenvolvem a escuta, seja ouvindo um filho, uma mãe, uma avó, corretores de imóveis ou um torturador.

Fabio Rogério, curador

O Voo

Aos 3 anos, Vitor veste sua capa e está pronto para voar.

Classificação indicativa: Livre Duração: 11 minutos

Abissal

Partindo do projeto de pesquisar a vida de um avô que nunca conheceu, o cineasta cearense Arthur Leite começa a investigar a história da própria família. Quanto mais mergulha nela, mais se afasta da ideia original, percebendo que a personagem, na verdade, é sua avó, Rosa – que, diante de uma câmera, dispõe-se a fazer revelações inesperadas sobre esse passado desconhecido.

Classificação indicativa: 10 anos Duração: 17 minutos

Comissão de Venda

A venda, o sonho e a guerra. Porque crise é pros fracos.

Classificação indicativa: 10 anos Duração: 17 minutos

Uma Família Ilustre

Conversa entre o Bispo evangélico Claudio Guerra, ex-chefe da polícia civil que assassinou e incinerou militantes que se opunham à ditadura e Eduardo Passos psicólogo militante dos direitos humanos. Suas motivações variam entre o orgulho em ser um cumpridor de ordens competente, um servo leal da luta contra o comunismo, o prazer de ser temido e o amor ao poder e ao dinheiro. Ora é um cristão arrependido ora um assassino orgulhoso de seu trabalho.

Classificação indicativa: 10 anos Duração: 17 minutos

  • Realizador audiovisual. Dirigiu "Nadir" (2019), "A eleição é uma festa" (2013) e "O arquivo de Ivan" (2008). Co-dirigiu "Impávido Colosso" (2018), com Marcelo Ikeda; "O Brado Retumbante" (2016), com Marcelo Ikeda; "Operação Cajueiro, um carnaval de torturas" (2015), com Vaneide Dias e Werden Tavares.

    Faça sua busca por aqui

    Pressione enter para realizar a busca ou ESC para sair

    Ao fazer seu login, você concorda com nossos termos e condições e nossa política de  privacidade.

    Ao criar sua conta no Curtaflix, você concorda com nossos termos e condições e nossa política de  privacidade.

    Todos os direitos Reservados 2021. Curtaflix