fbpx
Curtas para entender o Brasil (feitos por integrantes da curadoria do Curtaflix)

Curtas para entender o Brasil (feitos por integrantes da curadoria do Curtaflix)

Muitas das pessoas que fizeram a curadoria do Curtaflix também fazem filmes. Destaco aqui três obras de integrantes do nosso time, que nos ajudam a entender um pouco o Brasil, esse país que, como diria Tom Jobim, "não é para principiantes". "Impávido Colosso", dirigido por Fabio Rogério (curador do Curtaflix) e Marcelo Ikeda, faz uma colagem de cenas de propagandas políticas. A montagem não é óbvia e revela com muita inteligência alguns mecanismos viciados do nosso sistema. Eles ficam ainda mais evidentes em "Quem Matou Eloá", de Livia Perez (curadora do Curtaflix). O filme, que já foi visto por quase 500 mil pessoas no YouTube e percorreu o mundo, faz um retrato revelador de como a mídia lidou com um caso de sequestro que teve um final dramático. Para finalizar a compreensão do mundo machista no qual vivemos, Fabio Rodrigo (curador do Curtaflix) e Caroline Neves trazem "Lucida", uma mistura de ficção e documentário, com a participação, em cena, de Fabio, Caroline e do filho do casal. E, claro, depois vale conferir as sessões montadas pelos Fabios e pela Livia.

Victor Fisch, curador

Quem Matou Eloá?

Um homem invade o apartamento da ex-namorada, armado, mantendo-a refém por dias. O crime é amplamente transmitido pelos canais de TV. “Quem matou Eloá?” traz uma análise crítica sobre a espetacularização da violência e a abordagem da mídia televisiva nos casos de violência contra a mulher no Brasil, que é o quinto país no mundo mais mata mulheres.

Classificação indicativa: 16 anos Duração: 24 minutos

Impávido Colosso

A partir de uma montagem da propaganda política obrigatória para a eleição presidencial de 1989, Impávido Colosso apresenta um debate da política no país por meio de uma reflexão sobre os discursos dos principais candidatos e sua atualidade nos rumos políticos do Brasil de hoje.

Classificação indicativa: Livre Duração: 15 minutos

Lúcida

Mas eu nem sei se ela tem alguma coisa pra cozinhar, porque ela não me fala.

Classificação indicativa: Livre Duração: 16 minutos

  • Professor, produtor, roteirista, montador, diretor e membro do coletivo de produtores Vale Audiovisual. Idealizador e diretor do FICSU (Festival Internacional de Cinema de Surf de Ubatuba) e do Soy Loco Por Ti Juquery, festival de artes de Franco da Rocha. Foi diretor e curador do Cinefest Gato Preto e responsável pela criação do Gato Lab e da Novena Cinematográfica, todos no Vale do Paraíba. Como realizador de cinema, dirigiu os curtas-metragens "Gaiola", que estreou no Festival Internacional de Durban, na África do Sul, e "Onde Você Vai?", premiado no Festival Internacional de Curtas-Metragens de São Paulo. Como roteirista, foi premiado pela ABRA, pelo projeto "Guerras do Brasil.doc", de Luiz Bolognesi. Graduou-se em cinema e tem mestrado em roteiro pela Escuela Internacional de Cine y Television, em Cuba.

    Faça sua busca por aqui

    Pressione enter para realizar a busca ou ESC para sair

    Ao fazer seu login, você concorda com nossos termos e condições e nossa política de  privacidade.

    Ao criar sua conta no Curtaflix, você concorda com nossos termos e condições e nossa política de  privacidade.

    Todos os direitos Reservados 2021. Curtaflix