fbpx
Curtas para pensar in/visibilidade

Curtas para pensar in/visibilidade

Os curtas desta sessão tem como característica em comum questionar a in/visibilidade de diferentes modos de existência. "Lesbian Mothers" é um vídeo de 1972, dirigido por Norma Bahia Pontes e Rita Moreira, que aborda a vivência de mães lésbicas estadunidenses, mulheres que questionaram a heterossexualidade compulsória e que buscam construir um novo tipo de relação, menos opressiva, entre os gêneros. "Mulheres da Boca", de 1980, dirigido por Cida Aidar e Inês Castilho, volta suas lentes para o cotidiano das prostitutas da Boca do Lixo em São Paulo, estabelecendo um ponto de vista sobre essa população. "Travessia", de 2017, é um curta no qual a diretora Safira Moreira questiona a ausência de pessoas negras em registros fotográficos a partir da proposição de criar essas imagens.
"Tailor", de 2017, é um documentário animado no qual o diretor Calí dos Anjos visibiliza a existência e os desafios que pessoas trans enfrentam dentro da sociedade.

Lívia Perez, curadora

Lesbian Mothers

O documentário registra depoimentos de mães que fogem do padrão heteronormativo em uma época em que era muito difícil as mulheres conseguirem a guarda dos filhos por estar fora do casamento. Imagine então sendo lésbicas. O vídeo também conta com a entrevista de Jill Johnston, autora do Lesbian Nation, primeiro manifesto lésbico separatista.

Classificação indicativa: Livre Duração: 27 minutos

Mulheres da Boca

Na Boca do Lixo, centro de São Paulo, sob uma visão feminina, o cotidiano de prostitutas e de seus exploradores, cafetinas e malandros, parte de uma rede social ambígua, entre a malandragem e a corrupção.

Classificação indicativa: 18 anos Duração: 22 minutos

Travessia

Utilizando uma linguagem poética, Travessia parte da busca pela memória fotográfica das famílias negras e assume uma postura crítica e afirmativa diante da quase ausência e da estigmatização da representação do negro.

Classificação indicativa: Livre Duração: 5 minutos

Tailor

``Tailor é um cartunista transgênero que compartilha em sua página na internet experiências de outras pessoas trans e seus desafios dentro da sociedade. Um documentário animado sobre pessoas trans, feito por pessoas trans.``

Classificação indicativa: 10 anos Duração: 10 minutos

  • É cineasta, produtora, pesquisadora e curadora. Dirigiu "Lampião da Esquina" (2016) e "Quem Matou Eloá" (2015), produziu "Uma Paciência Selvagem me Trouxe Até Aqui" (2021), dirigido por Érica Sarmet, e "Carne" (2019), dirigido por Camila Kater, exibidos e premiados em diversos festivais, como Festival Internacional de Cinema de Locarno, TIFF (Festival Internacional de Cinema de Toronto), IDFA (Festival Internacional de Documentários de Amsterdã), É Tudo Verdade - Festival Internacional de Documentários, Mix Brasil de Cultura da Diversidade, DOK Leipzig (Festival Internacional de Documentário e Animação de Leipzig), Hot Docs (Festival Internacional de Documentários do Canadá) e Festival de Havana. É doutoranda em Meios e Processos Audiovisuais na ECA-USP (Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo) e em 2020 foi pesquisadora visitante na Universidade da Califórnia, em Santa Cruz.

    Faça sua busca por aqui

    Pressione enter para realizar a busca ou ESC para sair

    Ao fazer seu login, você concorda com nossos termos e condições e nossa política de  privacidade.

    Ao criar sua conta no Curtaflix, você concorda com nossos termos e condições e nossa política de  privacidade.

    Todos os direitos Reservados 2021. Curtaflix