fbpx
Curtas para quem quer ser cineasta

Curtas para quem quer ser cineasta

Esta sessão reúne filmes para os que amam cinema, não é apenas para quem quer ser cineasta, como eu brinco no título. Ao mesmo tempo, são sim alguns dos filmes que considero como boas referências às pessoas aspirantes à sétima arte. Não apenas porque discutem a arte em si, como é o caso de Wim Wenders  em "De volta ao quarto 666") ou porque reverenciam grandes cineastas, como "Outubro não acabou", "Acossada" e "Ensaio de cinema". Mas também porque atiçam a criatividade, demonstram como o que vale é uma boa ideia, que pode se tornar uma obra-prima com a mais completa simplicidade, como é o caso de "Fantasmas". E encerro a sessão com esta ode à arte de filmar, com "Cine Camelô", que leva ao pé da letra o conceito de que fazer cinema pode ser mais simples do que se pensa e é, acima de tudo, um grande prazer, o de contar histórias que estão em nossa mente.

Andréa Cals, curadora

ENSAIO DE CINEMA

Ele dizia que o filme começava com uma câmera muito suave, com um zoom muito delicado, e avançava em busca de Barbot.

Classificação Indicativa: Livre Duração: 15 minutos

OUTUBRO ACABOU

Além do indômito desejo de realizar as enormidades que o tentavam, nada mais era sagrado.

Classificação Indicativa: Livre Duração: 23 minutos

Acossada

Francesinha perdida no Rio de Janeiro se depara com gangue de mafiosos do cinema nacional. E agora, quem poderá salvá-la?

Classificação Indicativa: 16 anos Duração: 7 minutos

Fantasmas

O Fantasma da ex.

Classificação Indicativa: 16 anos Duração: 11 minutos

Cine Camelô

Cine Camelô narra a história de um cineasta que foi para a maior rua de comércio popular do Brasil, a rua 25 de março em São Paulo, vender a produção de curtas-metragens aos clientes que ali circulam diariamente. O cineasta-ambulante faz e vende pequenos filmes e dá vazão à fantasia e ao imaginário populares em meio ao grande caos do local.

Classificação Indicativa: Livre Duração: 15 minutos

  • Curadora de audiovisual. Criou e dirigiu a mostra feminista Século XXI: Mulheres, Ação!, durante onze anos foi coordenadora e curadora da mostra Première Brasil, no Festival do Rio. Participou da comissão de curadoria do Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, do Festival de Cinema Brasileiro em Israel e do Curta Cinema (Festival Internacional de Curtas do Rio de Janeiro). Foi curadora, apresentadora e produtora do Canal Curta!. Dirigiu e apresentou o programa de rádio CINEMA EM SINTONIA, especializado em cinema brasileiro, por 9 anos.

    Faça sua busca por aqui

    Pressione enter para realizar a busca ou ESC para sair

    Ao fazer seu login, você concorda com nossos termos e condições e nossa política de  privacidade.

    Ao criar sua conta no Curtaflix, você concorda com nossos termos e condições e nossa política de  privacidade.

    Todos os direitos Reservados 2021. Curtaflix