fbpx
Curtas que falam sobre cinema

Curtas que falam sobre cinema

A metalinguagem está presente em todas as expressões artísticas e não seria diferente no cinema. Não sei nas outras artes mas, no cinema brasileiro, desconfio que a metalinguagem tem uma relação direta com uma certa cinefilia dos seus próprios cineastas e tenho a sensação que o cinema brasileiro hoje é pouco metalinguístico. A sessão Curtas que falam sobre cinema apresenta curtas brasileiros que refletem sobre o próprio filme, pensam e questionam a história e o presente do cinema brasileiro.

Fabio Rogério, curador

O cego estrangeiro

``Cinema e literatura. Não existem imagens, somente legendas. Foi inventado um idioma que mistura radicais de várias línguas (francês, italiano, inglês, português, espanhol e outros). O único elo de entendimento entre o espectador e o personagem é a legenda - recurso cinematográfico adicional utilizado nos filmes estrangeiros. As imagens são construídas na mente de cada espectador, como se estivesse lendo um livro.```` O filme retrata um costume dos brasileiros quando vão assistir filmes nas salas de cinema.``

Classificação indicativa: Livre Duração: 6 minutos

Outros

“Porto Alegre, hoje. Em uma das mais tradicionais avenidas da capital gaúcha, em diretos 11’10”, pessoas se cruzam, interagem, discutem as suas e as nossas vidas. A ficção trabalhando com a realidade e vice-versa.”

Classificação indicativa: 14 anos Duração: 14 minutos

Acossada

Francesinha perdida no Rio de Janeiro se depara com gangue de mafiosos do cinema nacional. E agora, quem poderá salvá-la?

Classificação indicativa: 16 anos Duração: 7 minutos

O que é um filme livre

Filme realizado especialmente para a abertura da Mostra do Filme Livre de 2006, em que se prontifica a responder à pergunta-título do evento. Quero dizer, pra ser franco, não responde é nada mermo.

Classificação indicativa: 10 anos Duração: 3 minutos

Ação e Dispersão

Um homem e uma câmera, até o dinheiro acabar, jamais duas noites na mesma cidade

Classificação indicativa: Livre Duração: 6 minutos

Território Vermelho

Documentário a respeito da proliferação de câmeras em SP. Pedintes e vendedores abordam motoristas no farol pedindo entrevistas.

Classificação indicativa: Livre Duração: 12 minutos

Instante Karma

Ela esquece a mochila num táxi, ele acha. O que tem dentro? Ele vai devolver? E você, faria o que? Com Octávio III e Sheila Ley.

Classificação indicativa: Livre Duração: 11 minutos

Darel e Raskólnikov

Quando eu leio grandes livros, tenho dentro de mim os impulsos de um grande personagem.

Classificação indicativa: Livre Duração: 14 minutos

  • Realizador audiovisual. Dirigiu "Nadir" (2019), "A eleição é uma festa" (2013) e "O arquivo de Ivan" (2008). Co-dirigiu "Impávido Colosso" (2018), com Marcelo Ikeda; "O Brado Retumbante" (2016), com Marcelo Ikeda; "Operação Cajueiro, um carnaval de torturas" (2015), com Vaneide Dias e Werden Tavares.

    Faça sua busca por aqui

    Pressione enter para realizar a busca ou ESC para sair

    Ao fazer seu login, você concorda com nossos termos e condições e nossa política de  privacidade.

    Ao criar sua conta no Curtaflix, você concorda com nossos termos e condições e nossa política de  privacidade.

    Todos os direitos Reservados 2021. Curtaflix