fbpx
Curtas que narram histórias inspiradoras

Curtas que narram histórias inspiradoras

Curtas-metragens que são uma delícia de assistir e que nos aguçam o desejo de nos aprofundarmos neste formato. Também nos inspiram pela forma com que nos fazem refletir sobre nossas relações, sejam familiares ou de amizade, ou ainda sobre os padrões sociais e a superação de adversidades.

Luciana Rossi, curadora

A Gis

Gisberta Salce era mulher, transexual e brasileira. Aos 18 anos, em 1980, ela saiu do Brasil com medo da violência e imigrou para Porto, Portugal, onde fez seu lar. Gisberta morava só com seus dois cãozinhos, Carolina e Leonardo, e celebrava os Natais com os amigos (ela fazia uma imitação perfeita da Marilyn Monroe). Em 2006, Gisberta foi vítima de um assassinato brutal perpetrado por 14 crianças e adolescentes. Por meses, os jornais portugueses e brasileiros relataram o que chamaram de ``Caso Gisberta``, destacando o absurdo da violência de que um ser humano foi vítima, ao mesmo tempo em que a violentavam novamente com palavras. Sua morte impactou as leis de igualdade de gênero no Brasil e em Portugal, e Gisberta se tornou símbolo da luta pelos direitos trans. Este documentário constrói um retrato delicado, peça por peça, de uma mulher despedaçada por um mundo indiferente.

Classificação indicativa: 16 anos Duração: 20 minutos

O Plantador de Quiabos

Uma tragicomédia sobre um agricultor que decide comprar uma bicicleta para aumentar sua produção no campo.

Classificação indicativa: 14 anos Duração: 15 minutos

A Navalha do Avô

A vida de José está mudando. Seu neto começa a perceber.

Classificação indicativa: Livre Duração: 23 minutos

Passageiro

Abel trabalha no Jockey Clube e sofre de narcolepsia (a doença do sono). Um dia encontra no metrô a mulher dos seus sonhos. Agora basta saber se ela é real.

Classificação indicativa: 12 anos Duração: 12 minutos

Barbie Problemas da Vida

Num ato de revolta, a jovem Yara Ligiéro (aos 12 anos) expõe a Barbie em cenas comprometedoras jamais vistas antes.

Classificação indicativa: Livre Duração: 4 minutos

Fortunato

Fortunato, velho garçom de uma tradicional cantina italiana do Brás, perde dinheiro em um jogo de cartas para o dono de um cassino ilegal, o desonesto Anselmo. Fortunato agora precisa arriscar em uma nova aposta para se livrar da dívida.

Classificação indicativa: 12 anos Duração: 25 minutos

  • Tradutora de inglês e espanhol, curadora. Faz curadoria de textos de teatro e cinema e tradução de projetos na MUK PRODUÇÕES, produtora da qual é sócia. Entre as peças traduzidas no Brasil, destacam-se "Ricardo III", "Pente Fino", "Teatro Para Pássaros" e "Amor de Quarentena". Desde 2010 atua como curadora em diversos festivais de cinema, entre eles CINE RECREIO, CINE FAVELA DE CINEMA, CINEMIX e CINE INCLUSÃO. Graduou-se em História pela PUC-SP (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo) e Letras pela USP-SP (Universidade de São Paulo).

    Faça sua busca por aqui

    Pressione enter para realizar a busca ou ESC para sair

    Ao fazer seu login, você concorda com nossos termos e condições e nossa política de  privacidade.

    Ao criar sua conta no Curtaflix, você concorda com nossos termos e condições e nossa política de  privacidade.

    Todos os direitos Reservados 2021. Curtaflix